AACC – Associação Artístico-Cultural de Cabedelo – Site WordPress hospedado no Aprender Livre

A Cultura é a Paixão pela Suavidade e pela Luz - Matthew Arnold:

Recursos

BIBLIOTECA

Nossa escola conta com uma ampla e atualizada biblioteca on-line.

Laboratório

A maioria de nossos cursos contam com módulos de treinamento dinâmico.

APOIO PEDAGÓGICO

Contamos com uma equipe de pedagogos altamente qualificada.

Conheça a Loja Virtual da Comunidade Aprender Livre. Você encontrará educadores oferecendo: cursos gratuitos, livres, com certificado, aulas particulares e muito mais.

Nossa história

A Associação Artístico-Cultural de Cabedelo (AACC), fundada em 22 de agosto de 1985, é uma entidade civil sem fins lucrativos, com finalidades culturais, que tem por principal objetivo desenvolver, fomentar, preservar e restaurar as manifestações artísticas e culturais da sociedade, a partir de situações geradas no contexto sócio-cultural do município do Cabedelo. A associação foi reconhecida de utilidade pública municipal e estadual, respectivamente, através das leis nº 594 e nº 5.423, resultante do Projeto Cabedelo. Desde a sua fundação, vem procurando incentivar as expressões artísticas da cidade de Cabedelo, prestando apoio a diversos grupos e segmentos culturais, como forma de resgate e preservação dos costumes populares e dos valores culturais do município, além de estimular grupos de teatro, folclore, dança, exposições de artes plásticas e visualidades, produção e comercialização do artesanato local. Estimula movimentos sociais, com a sua participação efetiva no desenvolvimento turístico da cidade, no assessoramento ao poder público na formulação e implantação de sua política cultural, na criação de incentivos fiscais para os produtores culturais e, apóia ainda, montagens como a encenação do drama da "Paixão de Cristo", pelo Grupo de Teatro Amador Alfredo Barbosa (GTAAB). A partir de 1991, dada a situação de abandono em que encontrava-se o Forte de Santa Catarina do Cabedelo, construída à época colonial pelos portugueses, que esteve abandonada e isolada por muitos anos, sendo depois, e até 1979, jurisdicionada ao Ministério do Exército, quando restaurada e fechada à visitação pública há mais de 20 anos, a AACC assumiu a responsabilidade pela sua conservação e preservação, reabrindo-a à visitação em 24 de março do mesmo ano e «com seríssimas dificuldades passou a administrá-la durante o dia, realizando diversas programações artísticas e culturais até agosto de 1995, quando transferiu a sua gestão à Fundação Fortaleza de Santa Catarina. Hoje a fortaleza funciona como centro cultural, onde a AACC trabalha na recuperação e incremento de seu acervo e revitalização de sua estrutura, divulgando o seu valor histórico e cultural e conscientizando a comunidade da necessidade e da importância de sua preservação.
Contribuir com a transformação social a partir da educação

Qual a missão do Aprender Livre?
O Aprender Livre busca contribuir com a transformação social a partir da educação, com ênfase no uso de tecnologias e recursos educacionais abertos de forma a favorecer o empoderamento social, cultural e econômico de educadores e educandos.

Nossa Equipe

JORGE VILELA

Presidente
Presidente

CLARA MAGNA

Vice-presidente
Vice-presidente

JANILSON FEITOSA

Presidente do Conselho Fiscal
Presidente do Conselho Fiscal

Opiniões

Crie uma sala de aula virtual completa, sem limite de participantes e ainda conte com nossos recursos para: realizar videoconferência, reuniões ou aulas ao vivo; emitir certificados; cobrar taxa de inscrição; etc...

Ultimas Notícias

Fique por dentro das novidades!

Fale conosco

Utilize este formulário para falar conosco